O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
19:42:00
Via Tumblr - Trecho do livro: O Meu Pé de Laranja Lima |
Zezé é um garoto sapeca e feliz, porém pobre. Tem vários irmãos, e por suas travessuras acaba sendo maltratado por pessoas da vizinhança e pela família.
Ele, com 5 anos de idade, acaba por não acreditar mais no amor das pessoas, e então conhece alguém que mostra que existem pessoas que podem amar o outro sem interesse e de verdade.
Esse livro me emocionou porque, como Zezé, estou sem acreditar que as pessoas gostem verdadeiramente e sem interesse um do outro. Vivo apanhando da vida, engolindo o choro e acabo que aqueles que mais amo me deixam sozinha.
Porém sempre vai existir alguém na vida da gente que é de verdade, que se importa e que ama para valer, sem se importar com o que acontece em volta disso.
Zezé teve de amadurecer depressa, e sem ninguém para conversar, ficava ali com seu pé de laranja lima, contando tudo o que lhe acontecia.
Também cá estou eu com meus vários "pés de laranja lima". desabafando, por muitas vezes estar só e sem ninguém para conversar.
Tem um trecho do livro que diz assim:
"-Não faz mal, eu vou matar ele.
-Que é isso menino, matares seu pai?
-Vou sim. Eu já até comecei. Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu."
No momento em que li esse trecho me identifiquei, porque quantas pessoas tive de matar nessa vida... Perdi a conta.
Pessoas que realmente eu gostava, que tinham um valor enorme e me decepcionaram, e para eu não morrer de dor, matei dentro de mim aquele ser importante.
Esse livro, emprestei de uma amiga, a qual, deduzo que leia minha mente, pois, essa estória compreendeu totalmente a minha história.
O Meu Pé de Laranja Lima é uma estória simples, comovente e verdadeira.
E nesse mundo cheio de mentiras, é necessário que nos agarremos a esses pedaços de verdade.
Links para compra: Livraria da Folha/ Submarino/ Shoptime/ Saraiva/ Americanas/ Livraria da Travessa
-Daiane C. Silveira
2 comentários
Esse é um livro que fez parte da infância de muita gente mas, infelizmente, não fez da minha, mas eu sinto que mesmo assim eu preciso e devo lê-lo, depois do seu comentário tocante só fiquei com ainda mais vontade, parabéns!
ResponderExcluirEstou seguindo e adorando o blog <3
Beijos.
Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)
Olá Willma. Não fez parte da minha infância também, mas lê-lo agora talvez tenha sido meu melhor acerto. Tenho certeza que você irá gostar, pois é muito emocionante. Vou passar pelo seu blog ;) obrigada pelo carinho ❤
ExcluirEstarei respondendo em breve ♥