Ops Falei! #Lutando por seus Direitos

12:56:00





Os protestos que estão acontecendo pelo Brasil, são um retrato do descontentamento geral da população por todo o descaso e desigualdade social que assola o país há décadas.
Não postei antes sobre o assunto porque queria ver até onde iria toda essa revolução. É muito fácil falar, “vamos mudar o Brasil”, ou “o gigante acordou”, só que, com as palavras devem vir juntas as ações. De nada adianta mudar o Brasil, se nós mesmos não mudarmos.
Eu também era daquelas, que deixava pra lá, não reclamava quando faltava o troco, ou algo na garantia quebrava.
O “deixar pra lá”, é que tornou o país no que está hoje.
De uns tempos pra cá, precisamente depois que comecei a trabalhar e estudar, percebi que direitos existem para tornar a sociedade ordenada e as coisas funcionarem. Como tenho direitos tenho deveres.
E aconteceu de mandar meu celular na assistência técnica e ele voltar totalmente acabado, com peças trocadas, de outra cor e velhas. Daí eu pensei, o celular não custou 1 milhão, mas também não foi barato, eu paguei por ele honestamente com meu trabalho então tenho direito de ter meu problema sanado e minha satisfação com o atendimento prestado (que não tive), decidi processar a empresa e o processo está em andamento.
Perdi o medo de lutar.
Da mesma forma elegemos um camarada, e pagamos impostos e temos DIREITO de exigir e saber a aplicação do nosso dinheiro,  também palpitar se o que se está fazendo com a verba é bom ou não.
Realmente, a copa do mundo é legal, as olimpíadas também, mas concordo que havia muito mais coisas como prioridades no momento. Receber a copa com o Brasil do jeito que está é até ruim. Os turistas que virão, verão esse caos e essa desordem?
O dinheiro existe e basta saber aonde vem sendo aplicado. A corrupção mostra a ganância de governantes acomodados, que já ganham fortunas e ainda desviam dinheiro publico para o bolso deles enquanto muitos passam fome.
A desigualdade social é outro ponto que chama a atenção. Poucos têm muito, e querem mais. Muitos têm pouco e só querem viver com dignidade.
Gosto de documentários na área de humanas, por mostrar culturas e forma de vida diferentes, e estava vendo um, em que um grupo descendentes de negros escravos da época do Brasil colônia, ainda vivem sem luz, não sabem quem é Pelé, Seleção Brasileira ou Copa das confederações. São do interior de Goiás se não me engano.
Também não devem nunca ter visto um celular, um computador e tudo mais.
Eles tinham medo dos brancos por acharem que fariam mal pra eles, aí vem a parte da desigualdade. Todos que estão lendo esse texto têm muito perante essas pessoas, e qual seria a política pública necessária para a inclusão dessas pessoas no meio social? Qual medida tomariam?
Eu respondo o que acho que mudaria um pouco esse cenário. Luz é importante, mas na minha visão, a educação é estritamente necessária.
Enquanto não houver educação de qualidade nesse país e educação acessível a todos, não haverá mudança. As pessoas nunca saberão quais são seus direitos e como lutar por eles. As escolas de hoje foram criadas com a seguinte meta, passar o maior número de alunos possíveis para mostrar ao mundo que o Brasil está alfabetizado.
Na verdade me convenço cada vez mais que o Brasil está é cheio de analfabetos funcionais, e é isso que causa todo o problema. Aqueles que estão no poder sabem muito, e o povo que poderia protestar acaba não sabendo como.
Onde trabalho também me deparo com pessoas humildes todos os dias, uma delas tinha medo do protesto, como se fosse uma guerra, ela dizia: “Está perto daqui já!” (teve protesto na cidade vizinha) “Tenho medo que protestem eu”.
Pelo o que presenciei, já se vê o que está fazendo falta. Quando pararem de achar que  números e status são mais importantes, e fizerem a educação acontecer de verdade aí sim teremos um povo apto para requerer seus direitos, bons profissionais em todas as áreas e então automaticamente cresceremos. Pra mim educação é a base de tudo.
Em primeiro lugar, não existe essa de passar de série sem saber. Não sabe, não passa acabou. Sou a favor dos professores receberem um bom salário. Eles são a base da construção de um país, a pedra fundamental para o crescimento. Mais matérias, ensino de outras línguas... Mas ensinar mesmo, não só o verb to be e como se fala bom dia em inglês.
Não entendo muito sobre o assunto, mas deveriam se inspirar nas escolas americanas e japonesas, onde há incentivo no esporte, mais horas em sala de aula, civismo...
Depois muitos se perguntam por que lá há evolução e crescimento...
Então, é por que lá. o dinheiro  não é gasto com o acabamento, mas com a estrutura da casa. Eles estão lá firmes e fortes, e nós fracos tentando maquiar tudo com números e belos estádios.
Pessoas com fome, sem casa e sem educação de qualidade não protestam porque não tem forças pra lutar, não veem jogo porque não tem luz ou TV...
Lindos estádios, que a maioria dos cidadãos nunca verá de perto e nunca porá os pés.

                                                                                                                                                                                            -Daiane C Silveira





You Might Also Like

0 comentários

Estarei respondendo em breve ♥

About me

Todos os textos assinados com "Daiane C Silveira", são escritos por mim, assim sendo, não podem ser copiados a menos que se identifique o autor.
Não copie isso é CRIME!

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

CRÉDITOS

Algumas imagens aqui utilizadas não são de minha autoria. Nesse momento: A imagem da página contato, e o layout. O autor do template consta no rodapé, e o autor da fotografia não encontrei o nome para dar-lhe o devido crédito.
-Daiane C Silveira