Trump?

12:05:00



Do Twitter @xperhaps





















Do Twitter @xperhaps






























Há aproximadamente 8 anos eu ouvia/via o vídeo clipe lançado após a vitória de Obama. O clipe é It's a new day - Will.I.am. Me lembro que a sensação era boa, de mudança para algo bom, principalmente por uma potência mundial ter eleito um cara negro para presidente, isso foi evolução.
Nesses dias acordei com a notícia que Donald Trump fora eleito. A sensação foi totalmente contrária.
Muitos contestariam dizendo: "Por que você se importa com uma eleição em um outro país?"
Tudo que acontece nos EUA e em qualquer parte do globo, reflete no mundo.
Um exemplo: Na década de 30 um senhor chamado Adolf Hitler, começou a fazer discursos em que dizia que a raça ariana era superior a outras raças, isso na Alemanha, um país relativamente longe do Brasil, mas que com a tomada de Hitler no poder afetou o mundo todo com um dos maiores genocídios da humanidade e com a guerra mundial que envolveu diversas nações, por isso é necessário se preocupar sim com o que acontece no mundo, pois, vivemos todos nele, e as decisões tomadas em qualquer lugar afetam todos nós.
Estive pesquisando sobre Trump nesse "pós-eleições", e meus pressentimentos que não eram bons pioraram.
Ele é um bilionário e investidor americano, que apesar de financiar vários políticos estadunidenses, nunca tinha se envolvido com a política diretamente.
Alguns depoimentos dele, mostram um pouco de seu caráter, ou, se esses depoimentos forem apenas jogo político, o quanto manipulador ele é.

Polêmicas com o país vizinho, México / Imigração e Refugiados
Um dos pontos mais conhecidos do programa de Trump é a promessa de construir um muro na fronteira com o México, obrigando este país a pagar pela obra com ameaças de sanções, cobranças de dívidas e cortes de acordos comerciais. Ele afirma que “uma nação sem fronteiras não é uma nação” e promete ainda expulsar todos os imigrantes ilegais que já estão nos EUA, cerca de 11 milhões de pessoas, afirmando que aqueles que comprovarem ser “boas pessoas” serão aceitos de volta de forma legal. Trump também considera aumentar os custos de taxas de entrada no país e de vistos temporários e diz que irá acabar com o H-1B, um visto para não imigrantes que permite que empregados especializados sejam contratados temporariamente para determinados cargos por empresas americanas.

Política Externa
O candidato disse que pretende modernizar o arsenal nuclear e ampliar o poder militar americano, e prometeu buscar uma convivência pacífica com países como China e Rússia, mas garantiu que irá traçar um limite e responder duramente quando alguém o ultrapassar. Prometeu ainda impedir o avanço do islamismo radical trabalhando de perto com aliados no mundo muçulmano, mas cobrando respeito e gratidão dos países que forem ajudados pelos EUA. Reforçando a prioridade dos interesses americanos, Trump encerrou o discurso afirmando que não irá mais ceder o “país ou seu povo à falsa cantiga da globalização”.

Economia
A base econômica de Trump é a promessa de aumento de empregos, um de seus temas mais frequentes. Ele diz que os EUA deixarão de perder indústrias e empregos para a China e o México, e nesse sentido ameaça penalizar empresas que queiram deixar o país. Trump afirma que pretende aumentar impostos para quem o fizer ou para quem não empregar preferencialmente americanos e chegou a afirmar que quer “obrigar” a Apple a fabricar seus produtos nos Estados Unidos.

Educação
Trump defende que o governo federal não interfira e a educação fique a cargo de cada estado. Ele diz também que o governo não deve lucrar com empréstimos estudantis, mas ainda não apresentou nenhum projeto sobre o assunto, dizendo apenas que irá “fazer algo muito inteligente em relação ao financiamento”. Trump também quer que escolas deixem de ser “zonas livres de armas”, e que pessoas possam portar armas dentro e ao redor delas. Segundo o candidato, escolas sem armas são “iscas” para ataques de pessoas com problemas mentais.

Defesa
Donald Trump quer ampliar o poder militar dos EUA, afirmando que o país sob seu governo se tornaria tão poderoso e ameaçador que não sofreria ameaças de absolutamente ninguém. O candidato defende a adoção de táticas de tortura e diz que poderia aprovar técnicas ainda mais duras do que o “waterboarding”, um tipo de afogamento proibido atualmente. Ele diz ainda que os EUA precisam ser “imprevisíveis” e se diz aberto ao uso de armas nucleares, inclusive como reação a ataques terroristas como os ocorridos em Bruxelas, na Bélgica, no início de 2016. Trump também defende que o país se volte a sua própria defesa e que aliados como Japão e países europeus precisam investir mais em sua própria segurança e parar de depender da ajuda dos EUA.

Armas 
Donald Trump é contra novas restrições ao porte de armas. Ele afirma que é preciso endurecer as leis para lidar com criminosos violentos e expandir tratamentos de saúde mental, embora não especifique como faria isso. Mas diz que os donos de armas que querem se defender devem ter seus poderes ampliados porque a polícia não consegue estar em todos os lugares o tempo todo. Trump defende ainda que não existam restrições ao tipo de armas que um cidadão pode comprar e diz que o sistema nacional de checagem de antecedentes falha ao não incluir registros criminais e de saúde mental em muitos estados. Mas ele diz que a maioria dos criminosos usa armas de outras pessoas e não passa por essas checagens e que por isso não é necessário “expandir um sistema quebrado”. Trump defende ainda que as licenças para porte de arma sejam válidas nacionalmente e faz uma comparação com carteiras de motorista, válidas nos 50 estados. “Se podemos fazer isso por dirigir – que é um privilégio e não um direito – então certamente podemos fazer pelo porte de armas, que é um direito e não um privilégio”.

Meio Ambiente / Energia 
Trump se diz “muito a favor” da energia nuclear e diz que irá trazer de volta a indústria do carvão “100%”. Ele afirma ainda que políticas de energia limpa e para reduzir as emissões de carbono iriam colocar em perigo empregos e as classes média e baixa. Em seu livro mais recente, “Crippled America”, ele escreveu que fontes de energia verde são “na verdade uma forma cara de fazer os abraçadores de árvores se sentirem bem com eles mesmos”. Trump também afirmou este ano que as alterações climáticas não são um dos maiores problemas mundiais. Há alguns anos o empresário chegou a questionar sua existência, citando em janeiro de 2014 a neve e o frio como provas de que o assunto era supostamente um farsa inventada pelos chineses.

Controvérsias
É criticado pela maneira agressiva como se refere a mexicanos, muçulmanos e mulheres e pela forma com que ataca seus adversários – como na ocasião em ridicularizou um jornalista com uma doença congênita. Trump também já causou polêmica ao declarar que o aquecimento global é “uma mentira inventada pelos chineses” e ao sugerir que vacinas podem causar autismo.

Algumas declarações de Trump me fazem pensar que ele é xenófobo, racista e outros adjetivos que não o favorecem.
O que mais me preocupa é a questão militar e do meio ambiente. Se os Estados Unidos, uma das maiores potências regredir nos acordos ambientais, pode não haver salvação. Na questão militar, uma faísca pode provocar uma guerra.
Pode ser, que nada disso aconteça, e ele seja um bom presidente, e um bom "amigo" para outras nações, realmente espero isso, mas as possibilidades são bem pequenas.
Citei Hitler no começo desse texto, porque, embora você ache isso loucura, Donald Trump, me lembra Adolf Hitler, com seus discursos inflamados de ódio contra as pessoas, isso normalmente só leva a destruição.
Vamos torcer para que as coisas não sejam tão horríveis a esse ponto, vamos torcer para que seja sempre um novo dia, um dia que nos sintamos renovados, como diz a música citada no início do texto e que colocarei para vocês agora.




Obs.: Os fragmentos das propostas de Trump foram retirados do site G1.


-Daiane C Silveira

You Might Also Like

0 comentários

About me

Todos os textos assinados com "Daiane C Silveira", são escritos por mim, assim sendo, não podem ser copiados a menos que se identifique o autor.
Não copie isso é CRIME!

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

CRÉDITOS

Algumas imagens aqui utilizadas não são de minha autoria. Nesse momento: A imagem da página contato, e o layout. O autor do template consta no rodapé, e o autor da fotografia não encontrei o nome para dar-lhe o devido crédito.
-Daiane C Silveira