Enterrem meu coração na curva do rio

21:25:00


Esse último filme que vi tocou meu coração e me fez compreender melhor a história da colonização dos Estados Unidos, na verdade da América do Norte de um modo geral, mas focada na terra do tio Sam.
O filme mostra a colonização forçada por parte dos ingleses, e a resistência dos Sioux, que são os nativos norte-americanos.


Título original



Esse é o chefe de uma das tribos, o Nuvem Vermelha. Em uma reunião com os "brancos", ele questiona as promessas que foram feitas aos índios e ainda não cumpridas.
Estava comentando com uma amiga, que uma das coisas que gostei e achei extremamente sensível foi os nomes deles. Eles estavam sempre ligados a natureza de uma forma ou outra.


Os "brancos" também ameaçavam os índios a aceitarem acordos que os prejudicavam. Doação de terras para construção de trilhos, ou para exploração de ouro, como no caso das Montanhas Negras. Tudo isso, foi de certa forma forçado a ser doado e ser explorado sem intervenções dos nativos.


Essa cena me chamou atenção pelo modo em que os Sioux se propunham a resolver seus problemas. Nesse momento Touro Sentado, chefe de uma das tribos e referência na resistência indígena, senta-se em uma pele de urso junto com o líder da tropa estadunidense.


O que ocorreu também na época foi a "civilização" do povo indígena. Eles eram forçados a cortarem seus cabelos, aprender sobre a história "branca" e adquirir um nome "branco".



Os índios foram mandados a um tipo de fazendas, onde recebiam alimentação, roupas e alojamento. Porém os nativos iam sendo educados da maneira branca.
Normalmente houveram revoltas, inclusive na recusa de ajuda por parte de Touro Sentado.



Esse confronto de dois lados acabou em morte, não só pelos ataques e pela resistência, mas também pelas doenças que até então os índios não contraiam, mas em contato com os brancos, as crianças que eram mais frágeis morreram de gripe.

Se vocês desejam saber mais, inclusive o porque do nome, recomendo que vejam o filme, porque sei que vão gostar. Existem muitos detalhes aqui ocultos que vocês só saberão assistindo o filme rs.

Então peguem a pipoca e o lenço mais próximo e bom filme!



-Daiane C Silveira



You Might Also Like

0 comentários

Estarei respondendo em breve ♥

About me

Todos os textos assinados com "Daiane C Silveira", são escritos por mim, assim sendo, não podem ser copiados a menos que se identifique o autor.
Não copie isso é CRIME!

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

CRÉDITOS

Algumas imagens aqui utilizadas não são de minha autoria. Nesse momento: A imagem da página contato, e o layout. O autor do template consta no rodapé, e o autor da fotografia não encontrei o nome para dar-lhe o devido crédito.
-Daiane C Silveira